Setembro Amarelo – Campus Ivaiporã

Notícias

Setembro Amarelo

Publicado em

Copiado!

Se você precisar, peça ajuda!

No Brasil, desde 2015, o Setembro Amarelo (1 a 30 de setembro) é o mês dedicado a prevenção do suicídio. Diversas campanhas e ações são realizadas, por instituições públicas e privadas, com vistas a conscientizar a população sobre o tema, bem como prevenir seu acontecimento.

A cor amarela que marca o mês provém de uma história trágica. Em 1994, nos EUA, Mike Emme, de 17 anos, conhecido por sua personalidade carinhosa e pelas habilidades mecânicas, tinha como marca um Mustang amarelo que ele mesmo restaurou. Infelizmente, sua família e amigos não perceberam que o jovem vivia em grande sofrimento, enfrentando sérios problemas psicológicos, e não conseguiram ajudá-lo a tempo. No velório, foi feita uma cesta com vários cartões com um laço amarelo, contendo a frase: “Se você precisar, peça ajuda!” 

Mas, sabemos, nem sempre a pessoa consegue buscar ajuda por si mesma, daí a importância daqueles que estão ao redor. É por isso que a SEPAE organizou uma pequena cartilha, com alguns dos principais sinais de alerta para auxiliar as famílias e os amigos a identificar os riscos e, assim, poder agir!

Juntamente a cartilha, visando a sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o tema, compartilhamos um vídeo produzido pelos estudantes participantes dos projetos de extensão Arte e Cultura e de ensino Design de Inovação com apoio do NAC do Campus Ivaiporã.

As lutas diárias nos faz repensar o sentido da vida. As angústias e dores de muitas pessoas, são proporcionadas por diferentes motivos, às vezes aparente ou não. Os estudos apontam para a importância em procurar ajuda de um profissional especializado que o auxiliará nos encaminhamentos as necessidades.

➡️Acesse aqui a Cartilha ⬅️

Topo