SERC – Seção de Estágios e Relações Comunitárias

A SERC é uma seção ligada à Diretoria de Pesquisa e Extensão/Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Campus e a Seção de Acompanhamento de Estágios e Egressos – PROENS/SAEE – da reitoria. É responsável por articular, organizar e executar ações relacionadas à oferta de estágios e outras atividades necessárias ao desenvolvimento da prática profissional dos estudantes do campus, atuando também como um elo entre os alunos estagiários e as unidades concedentes de estágio (empresas, órgãos públicos, etc.).

Compete à SERC

• Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
  • Organizar evento anual sobre a temática de estágio, juntamente com as coordenações dos cursos, em data definida pelo próprio campus; executar as políticas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do estágio, no respectivo campus, em consonância com as normativas da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, discutidas no campus;
  • Manter fluxo de informações relativas ao acompanhamento e desenvolvimento dos estágios em processo, bem como assegurar a socialização de informações junto às Coordenações de curso e ao campo de estágio; orientar os alunos quanto ao preenchimento da documentação necessária à execução do estágio;
  • Assinar, como Instituição de Ensino, os Termos de Compromisso de Estágios, Termos Aditivos e demais documentos referentes a estágios de alunos vinculados ao campus; organizar a documentação relacionada aos estágios, encaminhando aos interessados as vias respectivas e mantendo arquivada uma via na Unidade Orientadora de Estágios;
  • Enviar à Secretaria do campus os relatórios finais dos estágios não obrigatórios para registro da carga horária realizada;
  • Enviar relatórios à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, conforme modelo disponibilizado por esta última, para acompanhamento e consolidação dos dados de estágios do IFPR;
  • Enviar a relação dos alunos para o setor responsável para que seja providenciado o seguro;
  • Incentivar ações para aproximação da instituição de ensino à comunidade externa;
  • Desenvolver, incentivar e dar apoio aos organizadores de eventos que envolvam a comunidade externa;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas no manual de competências, mas de interesse da Administração.

O que é o estágio

Conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Para o IFPR, o estágio é uma forma significativa do estudante desenvolver uma atividade que proporciona a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos no Instituto e que permite a aquisição de novos conhecimentos por meio da vivência de situações próximas da realidade profissional. Ainda, possibilita uma formação humana diferenciada pelo contato direto com a comunidade, com o ambiente de trabalho, no que se refere à constituição de valores e ao estabelecimento de posturas e atitudes saudáveis, salutares e num modelo de educação exemplar.

Legislações que regulamentam os estágios:

Orientações para a realização de estágios:

Documentos Relacionados ao Estágio

Documentos para convênios de estágio

Os documentos abaixo são balizadores, para maiores informações entre em contato com a SERC. Documentos atualizados em 06/01/2020.

Chefe de Seção de Estágio e Relações Comunitárias: Anacreone da Silva Souza

Telefone (Whats): (44) 9 8848-8987