2018 – Campus Ivaiporã

ANAIS DE EVENTO – I ENCONTRO DE HUMANIDADES

CERTIFICADOS DE APRESENTADORES – I ENCONTRO DE HUMANIDADES

CERTIFICADOS DE OUVINTES – I ENCONTRO DE HUMANIDADES

A ideia do I Congresso de Humanidades do Vale do Ivaí nasceu ligada à vontade de reunir professores, pesquisadores e outros colaboradores de toda sorte, na área das humanidades, da região do Vale do Ivaí, no Paraná. Notamos que embora a região possua pelo menos três instituições de destaque, com profissionais pós-graduados (docentes/pesquisadores) das áreas de humanas – da Psicologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Serviço Social – não havia ainda um diálogo entre estes eixos e instituições. A partir de reuniões feitas com o intuito de criar um grupo de pesquisa que reunisse todos esses membros, destas diversas áreas e instituições, chegou-se à conclusão que as pesquisas se aproximavam e dialogavam graças a um ponto em comum, a saber: o debate em torno de ideias políticas da atualidade. Deste modo surgiu a ideia de um evento. Um evento com uma dupla vocação, por um lado a inauguração deste diálogo múltiplo e coletivo dos pesquisadores da região e, por outro lado, a aproximação entre suas pesquisas e a comunidade local.

A região do Vale do Ivaí atualmente se destaca pelo seu potencial agroindustrial; o que ao mesmo tempo impulsiona a economia local, mas que acaba por vezes obscurecendo o desenvolvimento de outras áreas. A proposta de um evento focado na área de Humanidades, reunindo as principais instituições de ensino da região (públicas e privada) responderia à um anseio coletivo para que o desenvolvimento local se faça para além do seu potencial agrícola, mas também com foco no desenvolvimento intelectual da região. O evento seria o estopim de um diálogo entre instituições, e para além disso, serviria para divulgar as pesquisas elaboradas nestas. Realizando de tal modo uma das funções profissionais e éticas do funcionalismo público que é a transparência e a acessibilidade.

O tema escolhido e exposto no subtítulo do evento: “A democracia de papel” serviria de âncora temática para este primeiro encontro. Acreditamos na importância da escolha deste tema dada a conjuntura atual do cenário político nacional e internacional. O evento propiciaria o ambiente para o debate deste conceito que é tão caro para a política e que ao mesmo tempo parece ser tão frágil. A ideia do papel traz consigo a fragilidade e ao mesmo tempo a permanência daquilo que garante a democracia num Estado democrático de direito; as leis postas no papel e o papel que facilmente se desfaz, trazem à baila, ao mesmo tempo, a solidez e a volatilidade do tema.

Um ponto fundamental para a realização deste evento seria a consolidação da união de três instituições que ofertam cursos superiores na região: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR). Estabelecer esta proximidade e construir algo conjunto é o objetivo comum, com ensejo de trazer luz acadêmica para a região. Cada instituição, através dos membros participantes da coordenação do projeto, teria papel fundamental na efetivação do Congresso. Seja cedendo espaços físicos, tais como auditórios, seja cedendo equipamentos técnicos, como material audiovisual e som, seja com o capital humano propriamente, que participará na organização, divulgação e coordenação do evento.

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.