/ Notícias / PRODUÇÃO DE ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM PROTETORES FACIAIS PARA DOAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO VALE DO IVAÍ

PRODUÇÃO DE ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM PROTETORES FACIAIS PARA DOAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO VALE DO IVAÍ

Publicado em

O projeto imprimindo solidariedade surgiu do interesse dos servidores do Instituto Federal (IFPR) – Campus Ivaiporã em ajudar a região do Vale do Ivaí durante o enfrentamento

da pandemia do Coronavírus (COVID-19 ). Foi verificado que os hospitais e postos de saúde de Ivaiporã e dos municípios do vale do Ivaí necessitavam de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe médica. Nesse contexto, o IFPR em parceria com a Associação Dar as Mãos estão produzindo os protetores faciais (face shields) para ser doados para as secretarias de saúde dos municípios da região.  

A Associação Dar as Mãos se destina a confecção de dispositivos protéticos para pessoas com agenesia de membros superiores de todo o Brasil e nesse momento está mobilizado para a produção de EPIs para os profissionais de saúde enquanto o IFPR é uma instituição pública de educação que atende a região com cursos técnicos e superiores além de estender parcerias em projetos de pesquisa e extensão com várias instituições, municípios, empresas e cidadãos na região do Vale do Ivaí.

O protetor facial é constituído de uma parte fixa chamada de haste, a qual pode ser impressa pela manufatura aditiva (impressora 3D), um visor transparente e um elástico. Assim,  o IFPR – Campus Ivaiporã, a Associação Dar as Mãos e outros parceiros estão utilizando as suas impressoras 3D para produzir as hastes. A estrutura para montagem/higienização do kit e distribuição para os profissionais de saúde é realizada pela associação.

Até o momento, com recursos próprios e advindo também da comunidade, no IFPR-Campus Ivaiporã foram produzidas 100 hastes e Associação Dar as Mãos já montaram e distribuíram 300 protetores faciais. Algumas das cidades que receberam as doações foram: Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) de Ivaiporã além dos municípios de Fênix, São Pedro do Ivaí, Faxinal, Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Mandaguari.

A expectativa é de que sejam produzidos mais 500 protetores faciais para atender a região, com recurso obtido por meio do Edital 12/2020 de chamada interna de apoio à projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) da Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (PROEPI).

PR 466 – Gleba Pindaúva, Secção C, Parte 2 – Caixa Postal 138 – Ivaiporã/PR – (43) 3126-9400

Topo