Projeto de Extensão do IFPR – Campus Ivaiporã oferece oficina sobre células fotovoltaicas de silício – Campus Ivaiporã

Professores do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, Pitanga e Ivaiporã participaram de oficinas sobre montagem de células fotovoltaicas de silício durante o mês de maio. As atividades fazem parte do projeto de extensão “Física Moderna Nota 10”, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã, que tem como objetivo o desenvolvimento de kits experimentais de até R$ 10,00 por aluno para estudo de conceitos de Física Moderna e Contemporânea na educação básica.

De acordo com o professor Thiago Queiroz, idealizador do projeto, “a atividade consistiu na montagem de um kit que visa medir a eficiência de uma célula fotovoltaica de silício, integrando diversos conceitos de Física e podendo ser aplicada em diversas metodologias, sobretudo com enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente)”, explica.

A oficina integra uma sequência de atividades que estão sendo ministradas entre os meses de maio e junho. Aproximadamente 100 professores das áreas de Física e Química já foram contemplados com a capacitação. A mesma oficina também foi aplicada durante a realização da IV Semana Acadêmica do curso de Física do IFPR – Campus Ivaiporã, que ocorreu na semana passada.

Thiago afirma que a aplicação da proposta também será realizada em algumas turmas de educação básica do NRE de Ivaiporã, através de um componente do curso de Licenciatura em Física do Campus. Também será ministrada uma oficina na cidade de Cambé no dia 14 de junho.

Imagens: Arquivo pessoal de Thiago Queiroz