Professores do IFPR fazem capacitação em Sementes Crioulas para educadores do campo – Campus Ivaiporã

O IFPR – Campus Ivaiporã, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Território Vale do Ivaí – NEA Vale do Ivaí e em parceria com o Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE), promoveram, no dia 18 de maio, a primeira etapa do curso de formação em Sementes Crioulas para educadores de Campo.

A formação tem como objetivo atender a uma demanda de capacitação profissional para educadores das escolas do campo e das casas familiares rurais, além de propor metodologias de trabalho aos educadores para incentivar e fomentar iniciativas de resgate, conservação e uso de sementes ou outros materiais propagativos de variedades crioulas, tradicionais ou locais.

A iniciativa visa, ainda, mobilizar as comunidades para a formação de bancos de sementes. A primeira ação de capacitação foi realizada na última sexta-feira, na cidade de Grandes Rios-PR, no Colégio Estadual do Campo Marechal Floriano Peixoto, situado na comunidade de Ribeirão Bonito. Participaram do curso 65 pessoas, entre professores, diretores, agentes e estudantes de seis escolas da região, escolas do campo e casa familiar rural.

O estímulo ao resgate e valorização das sementes crioulas, tradicionais ou locais, a multiplicação e qualidade das sementes crioulas; a arte e cultura com sementes crioulas, a autonomia e protagonismo dos agricultores, o direito dos agricultores e as variedades comercias foram alguns dos temas contemplados na primeira etapa da formação.

“As sementes são muito importantes para o povo campesino, para os movimentos que lutam pela preservação e para soberania dos povos do campo. Hoje, tivemos um dia produtivo e relevante para a manutenção desse patrimônio, que nunca poderá acabar. É a educação para humanidade!” comentou Maria Cristina Zuqui Laverdi, Diretora do Colégio Estadual do campo Florida do Ivaí.

A formação é ministrada pelas professoras Gisele Fernanda Mouro, Zootenista, que recentemente coordenou um projeto do CNPQ na área, Marcibela Stulp, Engenheira Agrônoma com experiência em Tecnologia e Produção de sementes, Sonia Maria da Costa Mendes, que possui formação em Artes e Pedagogia e Ellen Rubia Diniz, Engenheira Agrônoma e coordenadora do Projeto Sementes Crioulas do IFPR – Campus Ivaiporã.

De acordo a professora Ellen, “o projeto sementes crioulas, que iniciou em 2012 com a criação de um banco de sementes e um campo de multiplicação das sementes para distribuição, tem crescido muito e de lá para cá a demanda por conhecimento e trabalho nesta área também tem aumentado, dada a sua importância para a Agricultura familiar e a Agroecologia. Este curso é mais uma demanda para trabalharmos o tema junto à comunidade, especialmente aos Educadores do campo”, explica.

Roseli Aparecida Vieira, coordenadora da Educação do Campo na Secretaria de Estado da Educação (SEED), ao lado da professora Ellen Rubia Diniz, do IFPR – Campus Ivaiporã, estão à frente da organização dos trabalhos junto às escolas. Na próxima etapa do curso, serão apresentadas pelos cursistas as atividades desenvolvidas nas escolas e comunidade sobre o tema.

O curso de Capacitação em Sementes Crioulas será aplicado em quatro cidades do NRE – Ivaiporã. As próximas localidades a serem contempladas serão Manoel Ribas, São João do Ivaí e Ivaiporã. O curso terá uma carga horária de 20 horas de formação, sendo realizadas em duas etapas de 6 horas e 8 horas de trabalhos práticos nas escolas.

Professora Marcibela Stülp
Créditos: Ellen Rúbia Diniz