Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Menu Institucional » Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão » Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis

Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis

O QUE É A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL?

Assistência Estudantil é uma ação do Estado que busca reduzir as desigualdades sociais e assegurar o acesso, a permanência e o êxito na escola. A Assistência Estudantil como Política se concretiza por meio de programas e projetos, benefícios sociais e acompanhamento do aluno através de atendimento social, pedagógico e psicológico.

PRINCIPAIS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PBIS – Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social: O PBIS consiste em oportunizar aos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, por meio de bolsa, o incentivo à participação em propostas acadêmicas/escolares que contribuam com a sua formação escolar. Para participação dos estudantes, será considerado, além da avaliação socioeconômica, o risco de abandono, reprovação ou dificuldades de desempenho durante o curso e a disponibilidade para participação nos projetos, com dedicação semanal. Valor das Bolsas: R$ 350 por aluno.

PACE – Programa de Assistência Complementar ao Estudante: consiste em oferecer apoio aos estudantes regularmente matriculados em situação de vulnerabilidade socioeconômica, propiciando recurso financeiro mensal, por meio da oferta de auxílio-moradia, auxílio-alimentação e auxílio-transporte, contribuindo para sua permanência, melhoria do desempenho acadêmico e conclusão de curso. Valor dos auxílios: auxílio alimentação: R$ 125 por aluno – auxílio transporte municipal: R$ 100 por aluno – auxílio transporte intermunicipal: R$ 150 por aluno.

Programa Estudante Atleta: Destina-se a apoiar a participação de estudantes do IFPR em atividades esportivas, por meio da concessão da Bolsa Estudante-Atleta, realizando a inclusão destes à prática de atividades do ensino da Educação Física por meio do esporte, organizadas pelos Professores de Educação Física. Valor das Bolsas: R$ 300 por aluno.

Tabelas referentes a todos os câmpus do Instituto Federal do Paraná

Documentação para inscrições

« « Licenciatura em Física   Concursos/Seleções 2015 » »

IFPR - Câmpus Ivaiporã - Rodovia PR 466, Gleba Pindaúva Seção C Parte 2 - Caixa Postal Nº138 - CEP 86870-000 - Ivaiporã - Paraná - Brasil. Telefone: (43) 3126-9400