IFPR – Campus Ivaiporã oferece curso de Astronomia para professores da educação básica – Campus Ivaiporã

O Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã, em parceria com a Prefeitura do Município, realizou, no dia 26 de março, o primeiro módulo do projeto de extensão “Ao infinito e ainda mais além: Astronomia para professores”.

O encontro explorou conteúdos relacionados ao movimento da Terra, às estações do ano, bem como aos instrumentos astronômicos de baixo custo para atividades didáticas. Durante a atividade, o grupo desenvolveu um simulador de movimento do Sol e um Gnomon, um modelo primitivo de relógio solar.

Os módulos estão sendo ministrados pelos acadêmicos do curso de Física, Igor Meneghin, Danieli Lopes, Gustavo Raiser e Guilherme Gonçalves, sob orientação do professor Adriano Ortiz. Os alunos envolvidos com as atividades são bolsistas do Programa Institucional de Extensão Universitária (PIBEX).

De acordo com Adriano, “o objetivo do projeto é ofertar aos professores da educação básica cursos de formação continuada em Astronomia, bem como auxiliá-los a levar esse conhecimento para suas escolas”, explica.

Mais três módulos serão ministrados até o mês de outubro, com duração de quatro horas cada. As temáticas que serão abordadas são: “Compreendendo o Sistema Solar”, “Conhecendo as estrelas”, “A influência do céu sobre nós: mitos e verdades” e “Aprendendo a olhar o céu sobre nós”. Mais de 40 professores da rede municipal estão inscritos para participar da sequência de atividades de capacitação.

O curso também é ofertado para professores estaduais. Interessados em inscrever-se poderão entrar em contato através do e-mail adriano.ortiz@ifpr.edu.br ou do telefone (43) 3126-9401.

Créditos das imagens: Adriano Ortiz