I Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí: Democracia de Papel – Campus Ivaiporã

Notícias

I Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí: Democracia de Papel

Publicado em

Copiado!

Ontem, dia 04/10/2018, iniciou o I Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí: Democracia de Papel. O evento contou com a participação de autoridades representando o IFPR, a FATEC, a UEM e a Prefeitura de Ivaiporã. A intenção do evento é colocar em debate a nossa democracia, discutindo-a nos diversos eixo das ciências, principalmente humanas.
Nesta quinta a palestra ficou por conta do Prof. Dr. Belmiro Jorge Patto, professor adjunto do curso de Direito da UEM-Maringá. O título da palestra foi “A Constituição e o Brasil: cidadania e Estado 30 anos depois”. O professor fez um amplo resgate histórico e traduziu para o público elementos da Constituição Federal de 1988, que completa hoje (05/10/2018) 30 anos de promulgação.
O Prof. Dr. Belmiro Jorge Patto ainda fez uma análise das conquistas trazidas pela Constituição e também daquilo que nos últimos 30 anos tem sido ignorado no jogo do poder. Para o professor a Constituição, apelidada de Cidadã, é uma boa carta, mas que precisa de alguns ajustes que podem ser feitos via emendas. Porém, é necessário por em prática elementos da Constituição que estão apenas no papel, para que possamos garantir maior dignidade aos cidadãos brasileiros.
Caso você não pode assistir a palestra, segue o link do canal de Podcast Historiar, no qual a palestra encontra-se na íntegra: clique aqui.

Paulo Roberto Krüger

 

Topo