Tecnologia em Agroecologia – Campus Ivaiporã
Nossos Cursos Ensino Superior Tecnologia em Agroecologia

Tecnologia em Agroecologia

Agroecologia

A Agroecologia é uma ciência nova, e que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar (analisar, avaliar e desenhar) os agroecossistemas com o propósito de orientar os processos de transformação agrícola. Ela fornecece as bases científicas para o desenvolvimento sustentável, pois pensa a agricultura de forma sistêmica, considerando a dimensão ecológica, social, econômica, cultural, política e ética e os diferentes campos de conhecimento e de saberes.

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia

É um curso presencial que oferece 40 (quarenta) vagas anualmente, sendo realizado no período noturno com atividades práticas diurnas esporádicas. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo, e a duração é de 6 semestres.

O curso foi concebido para estabelecer um processo integrado com a comunidade, por meio da qualificação das comunidades e assentamentos rurais, para incorporar os saberes locais no processo formativo, configurando uma educação tecnológica articuladora das dimensões do mundo do trabalho, das práticas sociais e dos conhecimentos científicos agroecológicos.

Outra característica do curso é promover o ensino tecnológico em Agroecologia sem dissociá-lo da pesquisa e da extensão, atendendo ao preceito da indissociabilidade entre os mesmos. Sua característica de integração entre a comunidade local e a comunidade acadêmica, e a produção e socialização de novos conhecimentos e novas metodologias, se materializa nas diversas ações já propostas e articuladas no campus.

O envolvimento dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e dos jovens agricultores nas ações práticas está garantido, mediada pelas práticas de aprendizagem formais e não formais propostas mediante o Projeto Integrador,  com potencial para a ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica, especialmente visando à sucessão no campo.

Áreas de Atuação do Tecnólogo em Agroecologia

As áreas de atuação do egresso estão em conformidade com os Arts. 3º e 4º da Resolução nº 313, de 1986 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos.  Os Egressos do curso de Tecnologia em Agroecologia poderão atuar nas seguintes áreas:

• Implantação e manejo dos sistemas de produção agropecuária de base Agroecológicos;
  • Transição Agroecológica dos Sistemas de Produção Agropecuários;
  • Cooperativas, associações, movimentos sociais, órgãos governamentais e não governamentais;
  • Pesquisa e informação, produzindo e divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos;
  • Extensão Rural;
  • Pesquisa Científica;
  • Planejamento, análise, execução de projetos de sistemas de produção agropecuários em base Agroecológica, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado;
  • Processos de certificação de sistemas agroecológicos;
  • Processamento e comercialização da produção agropecuária;
  • Responsabilizar-se, tecnicamente, por pessoa jurídica desde que o objetivo social desta seja compatível com suas atribuições;
  • Agroindústria;
  • Assistência, assessoria, consultoria e orientação técnica a empreendimentos agropecuários de base Agroecológica;

Poderão assumir cargos, funções e empregos no serviço público federal, estadual e municipal, em órgãos da administração indireta ou em entidades privada;

Coordenadora do Curso: Gisele Fernanda Mouro
E-mail: gisele.mouro@ifpr.edu.br
.

Cronograma Atividades Síncronas CST Agroecologia 2020