Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Ensino Superior » Tecnologia em Agroecologia

Tecnologia em Agroecologia

Agroecologia

A Agroecologia é uma ciência nova, e que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar (analisar, avaliar e desenhar) os agroecossistemas com o propósito de orientar os processos de transformação agrícola. Ela fornecece as bases científicas para o desenvolvimento sustentável, pois pensa a agricultura de forma sistêmica, considerando a dimensão ecológica, social, econômica, cultural, política e ética e os diferentes campos de conhecimento e de saberes.

O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia

É um curso presencial que oferece 40 (quarenta) vagas anualmente, sendo realizado no período noturno com atividades práticas diurnas esporádicas. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo, e a duração é de 6 semestres.

O curso foi concebido para estabelecer um processo integrado com a comunidade, por meio da qualificação das comunidades e assentamentos rurais, para incorporar os saberes locais no processo formativo, configurando uma educação tecnológica articuladora das dimensões do mundo do trabalho, das práticas sociais e dos conhecimentos científicos agroecológicos.

Outra característica do curso é promover o ensino tecnológico em Agroecologia sem dissociá-lo da pesquisa e da extensão, atendendo ao preceito da indissociabilidade entre os mesmos. Sua característica de integração entre a comunidade local e a comunidade acadêmica, e a produção e socialização de novos conhecimentos e novas metodologias, se materializa nas diversas ações já propostas e articuladas no campus.

O envolvimento dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e dos jovens agricultores nas ações práticas está garantido, mediada pelas práticas de aprendizagem formais e não formais propostas mediante o Projeto Integrador,  com potencial para a ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica, especialmente visando à sucessão no campo.

Áreas de Atuação do Tecnólogo em Agroecologia

As áreas de atuação do egresso estão em conformidade com os Arts. 3º e 4º da Resolução nº 313, de 1986 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos.  Os Egressos do curso de Tecnologia em Agroecologia poderão atuar nas seguintes áreas:

Poderão assumir cargos, funções e empregos no serviço público federal, estadual e municipal, em órgãos da administração indireta ou em entidades privada;

Coordenadora do Curso: Marcibela Stülp
E-mail: marcibela.stulp@ifpr.edu.br

Resolução 34/2016 – Aprovação da Criação do Curso

 

 

« « Fotos   Terceirizados » »

 

IFPR - Câmpus Ivaiporã - Rodovia PR 466, Gleba Pindaúva Seção C Parte 2 - Caixa Postal Nº138 - CEP 86870-000 - Ivaiporã - Paraná - Brasil. Telefone: (43) 3126-9400