Licenciatura em Física – Campus Ivaiporã
Nossos Cursos Ensino Superior Licenciatura em Física

Licenciatura em Física

O Curso de Física

A licenciatura em Física do IFPR campus Ivaiporã oferece 40 vagas anuais e gratuitas.

Nossa missão é formar educadores crítico-reflexivos, capazes de ensinar Física em uma perspectiva humanista e investigativa. A partir da História da Ciência, das novas tecnologias, da pesquisa e da inclusão, buscamos inserir nossos estudantes em um ambiente de aprendizagem crítico e colaborativo, em que além de manter contato com o conhecimento já desenvolvido pela humanidade, seja capaz de aplica-lo e inovar de forma contextualizada a partir dele.

O aluno também conta com a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão, ampliando sua formação em uma abordagem contemporânea e diferenciada.

Perfil do egresso

Nosso objetivo é formar um Físico-Educador, por meio de uma abordagem ampla e sólida, que abranja conceitos de Física em suas modalidades fundamentais, assim como seja capaz de utilizar de laboratórios, tecnologias e equipamentos em uma perspectiva investigativa. Além disso, o licenciado em Física saíra capacitado para atuar não apenas no ensino, mas também na pesquisa e em ambientes educacionais diversos.

O licenciado também sairá capacitado para participar de programas de mestrado e doutorado, dando sequência à sua formação inicial caso deseje.

Corpo docente

Nosso curso conta com um corpo docente de mestres e doutores extremamente qualificados e dispostos a atenderem o licenciando e colaborarem com sua formação plena.

Possibilidades de trabalho

O licenciado em Física pode atuar em diversas áreas, sejam elas:

– Ensino Médio

– Ensino Superior

– Centros e museus de Ciência e tecnologia

– Pesquisa científica

O graduado poderá ainda assumir cargos, funções e empregos no serviço público federal, estadual e municipal, em órgãos de administração indireta ou em entidades privadas.

Coordenador do Curso: Thiago V.M. Guimarães
E-mail: thiago.moreira@ifpr.edu.br