Engenharia Agronômica – Campus Ivaiporã
Nossos Cursos Ensino Superior Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica

O curso de Engenharia Agronômica do IFPR Campus Ivaiporã  apresenta destaque na região Vale do Ivaí. Pautado no tripé Ensino – Pesquisa – Extensão e no conceito de ensino público, gratuito e de qualidade. O curso foi instituído na rede federal pública em 2018, a partir do qual passou a contribuir com a formação profissional, pesquisa e extensão na área agronômica. Atualmente o curso apresenta uma estrutura física em constante processo de ampliação e modernização, adequada para o curso de graduação.

A localização do município de Ivaiporã, em meio a região Vale do Ivaí, em área de elevada produção agrícola de grãos, frutas e hortaliças, privilegia a formação profissional capacitada na área de Agronomia e a inserção dos egressos de forma amplamente qualificada no mercado de trabalho. De forma geral, destaca-se que a localização e área de abrangência do curso, formação de elevado nível do corpo docente, boa infraestrutura de laboratórios e instalações para atividades práticas.

Duração: 9 semestres + estágio curricular

Número de vagas anual: 40

Turno: Integral (matutino e vespertino)

Exigência mínima: Ensino médio completo.

Áreas de Atuação do Engenheiro Agrônomo

As áreas de atuação do egresso do Curso de Engenharia Agronômica são amplas, podendo ser atividades no meio rural e urbano, em diversos campos do conhecimento, incluindo ensino, pesquisa e extensão, supervisão, gestão, coordenação e orientação técnica.

O Engenheiro Agrônomo egresso estará habilitado a atuar em áreas diversificadas como as da produção agropecuária tanto em grandes propriedades quanto em estabelecimentos familiares, agroindústrias, empresas públicas e privadas do ramo agropecuário e prestadoras de assistência técnica. Profissionalmente, o engenheiro agrônomo pode se estabelecer ainda como agente de serviços ou como autônomo, prestando assessoria, projetando, coordenando, supervisionando e implantando projetos de produção e comercialização agropecuária, nas empresas e unidades produtivas, buscando a valorização de postura empreendedora.

As competências e habilidades previstas pela Resolução CNE nº 1, de 2 de fevereiro de 2006, sendo: projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade; realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente; atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais; produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários; participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio; exercer atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional, ensino superior, pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica e extensão.

Coordenadora do Curso: Lais Martinkoski

Professores que atuam no curso de Engenharia Agronômica