Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Cursos Técnicos a » Técnico em Informática Integrado

Técnico em Informática Integrado

 

Forma de Oferta: Integrada ao Ensino Médio

Requisito: Ensino fundamental completo e aprovação no processo seletivo regulamentado pela Pró- Reitoria de Ensino em parceria com o campus, por convênio/termo de cooperação, ou outra forma, conforme a Organização Didático-Pedagógica vigente no IFPR.

Duração: 4 anos

Turno de Oferta: Vespertino (13h20min às 18h10min)

Coordenador do Curso: Prof. Luiz Leonardo de Siqueira (luiz.siqueira@ifpr.edu.br)

O que faz um técnico em Informática:
O Técnico de Nível Médio na área de informática é o profissional que tem por característica a capacidade do trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, comunicação oral, pensamento crítico e racional, capacidade para resolver problemas de ordem técnica. Deverá desenvolver conhecimento técnico, formação tecnológica e capacidade de mobilização destes conhecimentos, para atuar no mercado de trabalho de forma criativa e inovadora, ética, empreendedora e consciente dos impactos socioculturais de sua profissão.O profissional formado neste curso, será capaz de desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realizar testes de programas de computador, manter registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados e executar manutenção de programas implantados.

Ao final do curso, o formando deverá ser capaz de:

– Manipular computadores e sistemas operacionais;

– Desenvolver sistemas computacionais que auxiliem na rotina de trabalho das organizações;

– Realizar manutenções em sistemas;

– Conceber e implementar soluções baseadas em banco de dados;

– Desenvolver aplicações e sites para Internet;

– Elaborar e documentar projetos de software;

– Identificar e entender o funcionamento de tecnologias empregadas nas redes de computadores;

– Integrar-se com facilidade a grupos de trabalho, atuando de forma ética e responsável.
O desenvolvimento destas competências garante o perfil pretendido do egresso do Curso. Ele passa a ser um profissional cidadão que possui uma sólida formação integrada, abrangendo os domínios das técnicas, tecnologias e dos conhecimentos científicos inerentes à mesma, de modo a permitir sua inserção no mundo do trabalho. Este profissional deve ser capaz de continuar a aprender, inovar, empreender, adaptar-se com flexibilidade às novas condições do setor. Deverá produzir novos conhecimentos e inserir-se como sujeito na vida social, política e cultural, como agente ativo, participativo e solidário. Também deve ser consciente do exercício de sua cidadania, sendo um ser produtor preocupado com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.O curso tem a duração de 4 anos, e as aulas serão realizadas todos os dias da semana no turno da manhã e também em dois dias da semana no turno vespertino (tarde). Os requisitos para ingresso do curso é que tenha ensino fundamental completo.A atuação deste profissional poderá ser em Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

« « O Instituto   Concursos/Seleções 2011 » »

 

IFPR - Câmpus Ivaiporã - Rodovia PR 466, Gleba Pindaúva Seção C Parte 2 - Caixa Postal Nº138 - CEP 86870-000 - Ivaiporã - Paraná - Brasil. Telefone: (43) 3126-9400