Campus Ivaiporã realiza evento em comemoração ao mês da mulher – Campus Ivaiporã

Notícias

Campus Ivaiporã realiza evento em comemoração ao mês da mulher

Publicado em

Copiado!

O Campus Ivaiporã promoveu, dia 13 de março, o evento “Mulheres em contextos de luta”, organizado pelo Grupo de Estudos Interdisciplinar do campus e realizado na câmara de vereadores do munícipio, possibilitando a participação da comunidade interna e externa do campus. O objetivo foi o de debater questões relativas às lutas que as mulheres enfrentam na sociedade atual. Para tanto, contou com a presença de três mulheres que atuam em diferentes contextos da região e, direta ou indiretamente e em campos diferentes, têm se dedicado à defesa dos direitos das mulheres. 

As palestrantes convidadas, Janaína Chaves, professora da rede discutiu o contexto enfrentado pelas mulheres no magistério, apresentando e problematizando historicamente o que as professoras enfrentaram e enfrentam nessa profissão.

Já a palestrante Clara Orzekovsvki, também professora e agricultora do assentamento 8 de Abril, trouxe questões e desafios que as mulheres enfrentam no campo. Como agricultora e integrante do MST, ela apresentou e discutiu a luta das mulheres nesse contexto, lembrando muitos nomes de mulheres que morreram violentamente por defenderem às mulheres que lutam pelo direito à terra.

Por último, Meire Lourenço, psicóloga e voluntária na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Paraná) tratou da condição das mulheres em situação de privação de liberdade, apresentando um panorama nacional e, especialmente, das mulheres da região que cumprem pena em regime fechado.

O evento garantiu e proporcionou uma nova experiência de envolvimento entre estudantes, professores, palestrantes e o público em geral. Assim, muitos puderam entender que a violência contra a mulher permeia os mais diferentes contextos e se apresenta de diferentes forma, bem como influencia a sociedade na qual vivemos.

Pelo fato de o evento ter ocorrido no Vale do Ivaí, uma região que ainda possui laços muito conservadores, sua realização foi uma adição à tentativa de quebrar os tabus ainda existentes ao falar de machismo, empoderamento feminino e direitos da mulher.

Como bem disse Janaina, “as mulheres precisam e devem ocupar as instâncias de poder para lutar contra essas situações, não apenas ocupando cargos públicos, mas também realizando ações de militância”.

Dessa forma é lembrado que não apenas em março se realiza o mês da mulher, o ano todo é preciso respeito e igualdade para uma sociedade mais justa, em que as mulheres possam viver livres, sem medo das violências que as cercam todos os dias, apenas pelo fato de serem mulheres.

Topo