Campus Ivaiporã realiza a 5ª Edição da Olimpíada de Robótica – Campus Ivaiporã

Campus Ivaiporã realiza a 5ª Edição da Olimpíada de Robótica

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã realizou, na última terça-feira (15), a 5ª edição da Olímpiada de Robótica. As atividades aconteceram no Ginásio de Esportes do Campus e reuniu, além de estudantes da própria Instituição, alunos de colégios estaduais da região. O evento também contou com a presença do  Pró-Reitor de Ensino do IFPR, professor Amarildo Pinheiro Magalhães.

De acordo com os professores José Luiz Villas Boas e Luiz Leonardo de Siqueira, que coordenaram o evento, “o objetivo foi o de promover a interdisciplinaridade através da robótica , bem como o de estimular o trabalho em equipe”, ressaltam.

José Luiz acrescenta que os competidores estão sendo treinados desde o início do ano letivo pelo professor Andrey Oliveira. “A preparação visa, não apenas a participação dos estudantes para a etapa local, mas também para a fase estadual e para a Olimpíada Brasileira de Robótica que, este ano, será em Foz do Iguaçu”, explica.

Participaram da competição 16 estudantes, divididos em grupos de quatro pessoas, inscritos em duas modalidades: Seguidor de Linha Junior (robôs construído com blocos montáveis) e Seguidor de Linha Pro (robôs construídos por meio de arquitetura aberta).

“Os próprios competidores montam o robô e fazem uma prévia da programação, porém, é necessário fazer ajustes no momento das provas, considerando o trajeto e as regras da competição”, explica José Luiz.

A equipe “Juninho Lego”, na categoria Junior, foi a que obteve o melhor desempenho, enquanto na categoria Pro,  a equipe “CJM”  foi a vencedora.

Crédito das imagens: Paulo Krüger e Luiz Leonardo de Siqueira