Campus Ivaiporã novamente se faz presente na coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior” – Campus Ivaiporã

A psicóloga Aline Spaciari Matioli, do campus Ivaiporã, juntamente com a professora Dra. Viviana Carola Velasco Martínez, é co-autora de mais um capítulo da coletânea Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior. Os volumes 5, 6, 7 e 8, organizados pelos psicólogos Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza foram lançados oficialmente durante o V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 14 e 18 de novembro de 2018.

O capítulo Autolesão na adolescência: um estudo psicanalítico, que compõe o sexto volume da coletânea, é parte da pesquisa de doutorado em andamento e trata de um tema emergente na atualidade, pois a autolesão é um fenômeno que extrapola a clínica e está presente no meio social, nas instituições escolares e nas redes sociais.

“A autolesão é um fenômeno complexo, presente em uma multiplicidade de quadros clínicos e denuncia o sofrimento de muitos jovens, que sem outras saídas possíveis no momento, recorrem à prática da autolesão como forma de alívio, mesmo que temporário, para vários sentimentos aflitivos, como angústia, tristeza, raiva e culpa. O mais importante é não desautorizar o sofrimento e acolher aqueles que sofrem”, esclarece à psicóloga.

A primeira participação da psicóloga, Aline Matioli, também foi em co-autoria com a prof. Dra. Viviana Carola Velasco Martinez, com o capítulo Brincadeiras Perversas: uma leitura psicanalítica do bullying escolar, que faz parte do terceiro volume da coletânea lançado em 2017. Esse capítulo foi inspirado em um projeto de extensão desenvolvido pela psicóloga na época, o projeto “Vamos falar sobre bullying”.

A coletânea está disponível em formato digital e os novos volumes podem ser encontrados no endereço eletrônico disponível no final da matéria. Interessados nos volumes anteriores podem entrar em contato via email: aline.matioli@ifpr.edu.br