Campus Ivaiporã promove desenvolvimento territorial apoiando a Fruticultura no Vale do Ivaí – Campus Ivaiporã

Nos dias 27 e 28 de março, foi realizado o quinto módulo do Curso de Qualificação Profissional para o Desenvolvimento da Fruticultura no Território Vale do Ivaí. Trata-se de uma iniciativa do Grupo Gestor do Território, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã, com a Universidade Federal do Paraná – Campus Jandaia do Sul, com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Apucarana e com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Participaram dessa etapa cerca de 50 Agrônomos e Técnicos da área de Ciências Agrárias, atuantes na extensão rural em mais de 20 municípios.

O foco desse módulo foi a cultura do maracujá. O IFPR – Campus Ivaiporã sediou o primeiro dia de atividades, que contou com a participação da engenheira agrônoma Dra. Alini Taichi da Silva Machado, do Emater – Nova Tebas, que discorreu sobre aspectos do manejo e da fertilidade do solo, e do técnico agrícola, Ilcio Horn Schefer, do Emater – Ariranha do Ivaí, que abordou o manejo da cultura do maracujá. Também estiveram presentes as engenheiras agrônomas Maria Helena da Cruz e Beatriz Santos Meira, que apresentaram as experiências na colheita do maracujá, e o agricultor Olavo Aparecido Luciano, da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região, que trouxe a experiência da cooperativa na comercialização da fruta.

No segundo dia, a programação do curso contemplou uma visita técnica a um viveiro e pomar na cidade de Ariranha do Ivaí, em que os cursistas tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias de produção que garantem a lucratividade aos fruticultores.

De acordo com Ovídio Cesar Barbosa, economista e coordenador do curso pelo EMATER, “a geração de renda no campo e a criação de oportunidades para o jovem e da gestão sustentável dos recursos naturais está entre as prioridades das ações de desenvolvimento rural promovidas pelo Grupo Gestor do Território Vale do Ivaí”, destaca.

O grupo é constituído por entidades públicas e da sociedade civil organizada. É reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (CONDRAF) e faz a mediação da distribuição de recursos oriundos de fundos nacionais e internacionais, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade nos 28 municípios por ele abrangidos.

“A fruticultura é uma das atividades agrícolas que apresenta maior potencial para melhorar a renda dos agricultores e o Valor Bruto da Produção dos municípios. Porém, é preciso conhecimento acerca de todas as etapas do cultivo e de comercialização para que o produtor obtenha lucros expressivos com a atividade que, apesar de promissora, exige paciência e dedicação. Esse curso, que vem se destacando pelo modelo pedagógico inovador na formação dos extensionistas, vem sendo realizado desde o ano passado e foi projetado para qualificar esses profissionais para a ampliação da produção de frutas no Vale do Ivaí com formação teórico-prática e atividades de aplicação prática nos municípios”, explica Elcio Félix Rampazzo, coordenador estadual de Fruticultura do Emater e organizador do curso.

O professor Dr. Mateus José Falleiros da Silva, do Eixo de Recursos Naturais do IFPR-Campus Ivaiporã, explica que, como membro do Grupo Gestor do Território e executor de projetos de desenvolvimento, elaborou a proposta pedagógica e orienta as atividades de aplicação no curso a partir das experiências na educação profissional em Agroecologia, em consenso com as demais entidades de ensino participantes. “Como objetivos deste curso, pretende-se estabelecer uma rede de profissionais qualificados e entidades que apoiem o desenvolvimento da fruticultura no Vale do Ivaí, além de publicar, junto aos parceiros, os dados coletados pelos cursistas nos diversos municípios, subsidiando a construção de planos de ação no Território para os próximos anos, a exemplo da criação do Curso de Agronomia no Campus”, destaca o professor.

O Emater está oferecendo suporte logístico através dos recursos do Programa PRORURAL (SEAB/Banco Mundial). O curso conta, também, com a participação de vários parceiros que apoiam as atividades por meio da cessão de seu corpo técnico para ministrar os conteúdos. Nesse contexto, destacam-se a Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e as Centrais de Abastecimento (CEASA), dentre outros.

Legenda das imagens:
Foto 1: Cursistas realizam visita técnica a produtor de maracujá em Ariranha do Ivaí. Créditos: Andrey Lesak.
Foto 2: Quinto módulo é realizado no IFPR – Campus Ivaiporã. Créditos: Mateus José Falleiros da Silva.