Workshop marca o lançamento do Grupo de Estudos sobre Homeopatia no Campus Ivaiporã – Campus Ivaiporã

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã realizou, no dia 28 de fevereiro, um workshop sobre homeopatia. Aproximadamente 60 pessoas com projetos de interesse na área, tais como professores, extensionistas do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas, técnicos em agropecuária e agricultores familiares parceiros no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica(NEA) – Território Vale do Ivaí participaram do evento.

As atividades foram conduzidas pelo professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Carlos Moacir Bonato, agrônomo fisiologista, professor e pesquisador da área de homeopatia para plantas, reconhecido em nível nacional e internacional pela relevância do trabalho que realiza.

No período da manhã, o professor abordou assuntos relacionados aos danos que o uso e excesso de agrotóxicos fazem ao meio ambiente, ao organismo das plantas, dos animais e dos seres humanos e apresentou a ciência homeopática como ferramenta para a produção de alimentos livre de resíduos. O histórico, princípios e leis que envolvem a homeopatia também foram temas abordados por Bonato. Já o período da tarde foi dedicado à apresentação de alguns resultados de pesquisas que utilizam a homeopatia na agricultura e seus benefícios que à saúde humana e aos agroecossistemas.

Durante o evento, aconteceu o lançamento do Grupo de Estudos em Homeopatia. De acordo com a professora Gisele Fernanda Mouro, os primeiros estudos realizados na área pelo Campus Ivaiporã ocorreram a partir da participação de alguns estudantes, acompanhados pela professora Ellen Diniz, em um curso de extensão realizado na cidade de Marechal Candido Rondon-PR. A partir disso, a equipe passou a aplicar a homeopatia em ensaios, pesquisas e em projetos integradores do curso de Agroecologia. Foi implantando um pequeno laboratório de homeopatia para pesquisas, o que tem despertado o interesse de outros estudantes e professores da área.

Gisele destaca que o grupo de estudos tem como objetivo não apenas aprofundar os conhecimentos na ciência homeopática, mas pretende também realizar estudos de caso trazidos pelos agricultores da região. “Desde o início do desenvolvimento dos trabalhos com pesquisa em homeopatia dentro do Campus, técnicos extensionistas e agricultores familiares parceiros do NEA  Território Vale do Ivaí têm demandando orientações e informações sobre o uso da homeopatia na agropecuária. Assim, para atender a demanda da sociedade, já realizamos vários minicursos, oficinas, palestras e visitas técnicas com a homeopatia como tema, explica a professora.

Interessados em participar do grupo de estudo podem obter mais informações por e-mail (gisele.mouro@ifpr.edu.brellen.diniz@ifpr.edu.br) ou através do telefone (43) 3126-9401, com as professoras Ellen e Gisele.

Crédito das imagens:  Gisele Fernanda Mouro