Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Inicial » Notícias » asdPsicóloga do IFPR participa da coletânea “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”

segunda-feira, 30 de outubro de 2017 - 10:49 AM

A psicóloga Aline Spaciari Matioli, do campus Ivaiporã, juntamente com a professora Dra. Viviana Carola Velasco Martínez, é coautora do capítulo Brincadeiras Perversas: Uma Leitura Psicanalítica do Bullying Escolar. O material faz parte do terceiro volume da coletânea intitulada Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior, lançada oficialmente no dia 27 de setembro de 2017, no XIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, na Universidade Federal da Bahia.

Segundo a psicóloga, Aline Matioli, a problemática discutida no capítulo ultrapassa a rede federal, fazendo-se presente em todas as instituições educacionais, públicas e privadas. “O bullying escolar é um fenômeno complexo e multifatorial. Neste capítulo, nos propomos a discutir o seu potencial traumático para as vítimas, e como os agentes do meio escolar podem contribuir para evitar sua prática, proporcionando a criação de um ambiente escolar favorável para o processo de ensino-aprendizagem”.

A coletânea, em quatro volumes, foi organizada pelo professor Dr. Fauston Negreiros (PPGP/UFPI) e pela professora Dra. Marilene Proença Rebello de Souza (USP). O objetivo geral da coletânea é apresentar contribuições teóricas e práticas sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, do ensino Técnico, Tecnológico e Superior, em especial na rede federal de ensino, apresentando um panorama acerca do que vem sendo desenvolvido, construído e efetivado, pelos profissionais de psicologia escolar de forma consistente, engajada e inovadora.

A coletânea encontra-se no formato digital e será partilhada com outros profissionais, psicólogos ou não, para fins de conhecimento, divulgação e trocas profissionais.  Interessados entrar em contato via email: aline.matioli@ifpr.edu.br .

Galeria de Imagens

« « Comissão de Assuntos Disciplinares abre para consulta pública a Instrução Interna de Procedimentos   II Ciclo de estudos interdisciplinares em Astronomia » »

IFPR - Câmpus Ivaiporã - Rodovia PR 466, Gleba Pindaúva Seção C Parte 2 - Caixa Postal Nº138 - CEP 86870-000 - Ivaiporã - Paraná - Brasil. Telefone: (43) 3126-9400